A construção, manutenção e bom funcionamento das relações requer, antes de mais nada, uma liderança escolar forte e democrática. Esse processo teve avanço a partir de 2003, quando a gestão resolveu compartilhar responsabilidades, distribuindo ações entre todos os seguimentos, caracterizando uma gestão participativa, mas para isso foi preciso conquistar a pratica de implementar mecanismo como: grêmio estudantil, conselho escolar participativo,comissões, possibilitando momentos de experimentação da democracia. Esse despertar para ações de gestão compartilhada objetiva suscitar em todos os aspectos um resultado de satisfação para atingir a função social da escola. Os grandes vilões da Escola são repetência, evasão e reprovação e temos como causas identificadas a baixa auto-estima, inadequação curricular, resistência dos professores as mudanças em relação a inovação, inexistência de uma equipe pedagógica,etc. Por conseguinte há uma potencialidade docente e discente a ser desenvolvida. Há um espaço físico agradável e um ambiente promissor a mudanças na organização da instituição em prol de uma escola ativa na formação de cidadãos conscientes e protagonistas, onde a sociedade esteja continuamente recebendo jovens autônomos, capazes de desenvolver suas aptidões políticas,econômicas, sociais e religiosas. Realiza arraiá, gincanas, simulados, semana do estudante, oficinas, exposições, confraternizações.
No período 2006 a 2008, obteve bom desempenho no ENEM, chegando ao 3º lugar regional. Recebeu dois títulos de honra ao mérito pela Olimpíada da Matemática, 2º lugar em redação no Estado da Paraíba, implantou o primeiro curso profissionalizante integrado de escola pública na 7ª Gerência de Ensino.
Disciplinas
No ensino médio a escola optou pela sala-ambiente como alternativa pedagógica para facilitar o processo ensino-aprendizagem, reunindo teoria e prática. Dessa forma o ensino muda de figura, pois os recursos didáticos e pedagógicos ficam nas salas de aula para serem utilizados regularmente, assim as matérias ganham espaços definidos. A idéia foi compartilhada com toda a equipe e familiarizada na organização do horário e do ambiente.
Na sala da língua portuguesa deve ter TV,DVD, livros para pesquisa, dicionários, bane com a nova reforma ortográfica, mural, expositor, microssister, as carteiras organizadas diferente, em forma de “U”. Todos os professores da escola farão revisão de gêneros textuais para trabalhar produção de textos de todos os tipos e gêneros em todas as disciplinas, proporcionando a interdisciplinaridade de modo mais intensivo com a língua portuguesa.